Content

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO MEU NOTEBOOK?

Friday, July 29, 2011

Fonte: Aperte F5
Os notebooks estão sofrendo uma queda drástica em seu preço, o que está fazendo aumentar as vendas, mas a manutenção de um notebook ainda continua cara, então, quando compramos nosso primeiro notebook temos aquela dúvida “O que fazer para meu notebook durar mais tempo?”. Hoje irei ensinar algumas dicas para diagnosticar a saúde do seu notebook em relação a temperatura, além de ensinar alguns truques para conservação das telas de LCD e do teclado. Vale anotar que estas dicas não se restringem a notebooks, também podem ser usadas com o seu microcomputador, e que se você seguir estas dicas, você não terá um aumento de performance do notebook, estará aumentando somente sua vida útil.
microboard-centturionMONITORANDO A TEMPERATURA
Muitos “técnicos” utilizam o SETUP da máquina para medir a temperatura do PC, isto é errado, verificar as temperaturas no Setup dificilmente será útil, pois é no SETUP que o processador estará em seu estado mais ocioso, então para uma monitoração ideal eu recomendo utilizar o HWMonitor, ele é um programa dos desenvolvedores do CPUID, e nos mesmos moldes, leve, rápido, eficiente e não necessita de instalação, o que o torna uma boa para se ter no Pendrive.
Para medir a temperatura, basta executar todas as tarefas que você faz diariamente com o HWMonitor minimizado. Após algum tempo de uso, verifique as temperaturas máximas que foram registradas pelo programa.
ANALISANDO A TEMPERATURA
  • A análise da temperatura é bem simples:
  • Se os componentes estiverem abaixo dos 60º, não precisa se preocupar, seu notebook está saudável.
  • Até os 65º pode-se usá-lo, mas é bom procurar uma solução para a diminuição da temperatura.
  • Se o notebook estiver acima dos 65º recomendo uma rápida pesquisa na internet sobre os limites do notebook. Para exemplificar, nas especificações, o meu notebook (Microboard Centturion, o da foto), tem um limite de operação 96º, mas lembre-se, estes 96º é o limite do limite, provavelmente ele já estará queimado se chegar nessa temperatura (se o CPU não tiver queimado, ao menos minha calça já estará em chamas e o plástico do revestimento estará derretido). Então, recomendo fazer as contas com uma uma margem de 30% em relação ao apresentado pelo fabricante (alguns fabricantes já apresentam os 30% descontados nos valores, ou não apresentam limites, neste caso recomendo o uso do limite em 65º). No caso do meu notebook, faria a seguinte conta: 96° – 30% (28,8) = 67,2ºC. Note que o valor final é um valor bem aproximado dos 65º que passei anteriormente.
TEMPERATURA ALTAS
Se a temperatura estiver próxima ou maior do que o recomendável não é precisa entrar em pânico pânico, algumas medidadas simples podem resolver o problema, abaixo criei uma lista de medidas que podem ser seguidas para reduzir a temperatura. Vá fazendo a dica abaixo e testando a temperatura pelo HWMonitor
PS: Antes de cada tentativa, você deve zerar o histórico do HWMonitor, (View > Clear Min/Max).
  1. Você está usando o notebook no local adequado? O ambiente não está muito quente? Locais acima de 27º ou salas abafadas atrapalham a dissipação do calor.
  2. Está colocando o notebook em local correto? Colocá-lo em cima da cama, sofás ou superfíceis não retilíneas atrapalham a troca de ar entre interior/exterior do notebook. Se necessitar usar o notebook nos locais citados, utilize uma base de madeira por baixo do notebook para ajudar na ventilação.
  3. Já verificou as tensões de saída da fonte? Ela pode estar com problemas, isto pode ser verificado pelo próprio HWMonitor, caso ele não consiga detectar, olhe no Hardware Monitor do Setup, caso não haja as especificações das voltagens neste último local, provavelmente sua fonte não tem sensores de voltagem, neste caso, você terá que abrir o notebook e verificar com um multímetro.
  4. Faz tempo que não abre sua máquina? Notebooks acumulam muita sujeira (muita mesma!), recomendo que de 4 em 4 meses você utilize algum compressor de ar para limpar as peças, você notará a quantidade de pó que sairá do notebook. Tome cuidado com compressores que não são específicos para eletrônicos, pois eles podem liberar gotículas de água juntamente com o ar, estes compressores até podem ser usados, desde que antes de ligar a alimentação você deixa a placa secar no sol por cerca de 5 horas.
  5. Aproveite que o notebooks já está aberto e limpe os contatos da memória RAM com uma borracha branca, em locais com muita fumaça (inclui cidades grandes) e em cidades litorâneas, ocorre uma oxidação elevada em metais, a RAM é um dos componentes que mais sofrem com isto.
  6. Instale uma fan para notebooks.
  7. Leve-o para uma assitência técnica, alguns modelos de notebooks (frequentemente) saem com problemas que ocasionam aumento na temperatura.fan-notebook
MONITORES
Os monitores atuais tem uma vida útil relativamente elevada, mas mesmo assim não é bom confiar demais nos fabricantes, ainda mais em notebooks, pois quando eles dão pau, temos de escolher entre uma manutenção complicada ou trocá-lo de vez.
  1. Para que apareçam stuck (dead) pixels o mais tarde possível, recomendo que quando o monitor não estiver sendo usado, vcoê o desligue. Está deitado na cama ouvindo música, para que deixar uma proteção de tela? Está fazendo um download e foi ver TV, delisgue a tela (geralmente todos os notebooks tem algum “botão escondido” que faz essa função, verifique no manual).
  2. Evite deixar os notebooks perto de ímãs, eles podem ocasionar manchas na tela (algumas irreversíveis) e diminuem a vida útil do monitor.
  3. Evite deixar a tela com a mesma imagem por muitas horas, isto pode manchar permanentemente telas de LCD (é por esse motivo que existe o “Protetor de Tela”), isto é muito comum acontecer ao jogar jogos de RPG, onde os menus, barras de vida e ítens ficam na mesma posição por horas.
São em pequenas ações como estas que vão fazer a vida útil de seu monitor aumentar alguns meses, então, se elas são tão simples de serem feitas, por que não fazê-las?
DICAS GERAIS
  1. Evite utilizar controlar o notebook pelo touch pad, deixe-o somente para momentos de necessidade, compre um mouse USB que é barato e de fácil reposição, além de ser melhor para se usar você ainda aumenta a vida útil de um componente essencial do seu notebook.
  2. Nunca deixe peso sobre o notebook, isto pode estragar o monitor, manchando-o com o sinal das teclas.
  3. Não fique tirando e colocando o carregador da bateria, um dos limites da vida útil da bateria é a quantidade de ciclos suportados.
  4. Preciso falar alguma coisa dos tombos? Muito cuidado, as quedas e solavancos podem estragar a tela e o HD.

0 comments:

Post a Comment

Labels

Blog Archive