Content

MONSTRO DA NORUEGA TERÁ VIDA DE REI NA PRISÃO

Tuesday, July 26, 2011

Fonte: Meia Hora

OLHA SÓ A PUNIÇÃO AO MATADOR

Xilindró cinco estrelas



Um quarto com TV com tela de alta definição, frigobar, escrivaninha banhada por luz natural e móveis projetados por designers modernos. Essa é a descrição da cela da prisão que, segundo o jornal britânico Telegraph, pode abrigar Anders Behring Breivik, o autor do duplo atentado que matou, com tiros e bombas, 76 pessoas na Noruega na última sexta-feira. É lá que são mantidos os bandidos mais perigosos do país europeu, entre eles assassinos e estupradores.

Monstro da Noruega terá TV, frigobar e móveis projetados na cadeia
Inaugurada ano passado pelo rei Harald V, a prisão de Halden Fengsel fica na periferia de Oslo. O local tem estúdio de música, trilhas para corridas e até uma casa de dois cômodos para os condenados passarem noites com as famílias. "Os guardas andam pela prisão desarmados e frequentemente praticam esportes ou comem com os homens dos quais tomam conta. Metade dos funcionários são mulheres. Essa política é baseada numa pesquisa que mostra que a presença feminina induz a uma atmosfera menos agressiva", diz a reportagem do Telegraph. O governo afirma que seus métodos de tratar detentos são apoiados nos direitos humanos e no respeito, e que só 20% dos presos voltam a cometer crimes dois anos após serem soltos.
A polícia norueguesa não divulgou o lugar onde Breivik cumprirá pena. Até 22 de agosto, o ‘monstro' ficará em prisão preventiva, isolado e sem poder ler jornais ou ver TV. Será também monitorado para não se suicidar. Autoridades disseram ontem que querem condená-lo por crimes contra a humanidade, o que permitiria manter Breivik preso por 30 anos - 9 a mais do que a pena máxima normal no país.
Assassino esperava morrer
Anders Breivik foi classificado, ontem, pelo seu próprio advogado, de "louco, ao que tudo indica". Segundo o defensor Geir Lippestad, entretanto, o assassino não pretende declarar insanidade no tribunal e, apesar de pedir desculpas, continua afirmando que o massacre era "necessário" para salvar a Europa Ocidental de uma invasão muçulmana.
Geir Lippestad, explicou que Breivik "odeia quem acredita na democracia" e esperava "ser morto nos atentados" que realizou na última sexta-feira. O matador contou ainda ao advogado que usou "algum tipo de droga" para ficar "forte, eficiente e se manter acordado" durante o massacre.



CLIQUE E ACESSE:


0 comments:

Post a Comment

Labels

Blog Archive